Um dos objetivos do curso de Pedagogia é possibilitar a vivência na relação teoria e prática aos futuros professores, antes mesmo de iniciar as atividades de estágio. Neste sentido, a disciplina de Didática, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, promoveu no dia 30 de maio de 2017, o relato de experiência vivenciada em sala de aula pela professora Anedina Maria Figueiredo Ferreira, que trabalhou na Escola Estadual “Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques”, participando no ano de 2000 do “Prêmio Incentivo à Educação Fundamental/MEC”, sendo tal experiência premiada pelo Ministério de Educação.
A experiência da professora fundamenta-se na sua atuação com alunos do 5º ano do ensino fundamental por vários anos consecutivos, levando-a em busca de novos caminhos para superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos nesta fase do ensino fundamental. Com muito estudo e pesquisa nos diferentes métodos de ensino, construiu uma metodologia diferenciada baseada na ação/participação teórico-prática, sobretudo com incentivos à auto-estima, para o reconhecimento dos valores de cada aluno.
Em um ambiente de muita descontração, a professora Anedina apresentou aos estudantes do curso de Pedagogia, diversas possibilidades didáticas que podem ser construídas e desenvolvidas pelos professores de modo a garantir a aprendizagem de todos.
Professora Anedina, encerrou sua apresentação, cantando uma paródia, adaptada à música “Asa Branca”:
Quando vi sua mensagem
E depois da ligação
Eu perguntei o que seria
Já fui dizendo não
Que surpresa, que silêncio...
Foi esta situação
Ora falava não sei se vou
Ora pensava é minha missão
Então chegou o momento
Que tomei a decisão
Então eu disse fique tranquila
Que eu irei de coração
Agora que dizer
Estar aqui foi tão bom
De reviver a minha história
Do amor que tenho a Educação
Deixo aqui o meu abraço
A todos sem distinção
Já agradeço e peço desculpas
A mestra Bê, minha gratidão !
Araputanga, 30 de maio de 2017
