Os grupos de estudos dos cursos de Pedagogia e Educação Física, através do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire” e GRUEFIS, realizaram, no dia 30 de agosto de 2018, o III Encontro de estudos da BNCC. O estudo foi coordenado pela professora Adriane Cristine Silva que discutiu a segunda parte do tema “A Educação Infantil na BNCC”.
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam. Essas condições apontam para situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los; e, da mesma forma, possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. Conviver, brincar, explorar, participar, expressar-se e conhecer-se configuram esses direitos abaixo expostos:
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
2- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
3- Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
4- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
5- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
6- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
O estudo contou com a participação de acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e Educação Física da FCARP, bem como dos professores da Educação Básica da rede pública de Araputanga.
O próximo encontro ocorrerá dia 25 de setembro de 2018 e trará como tema os anos iniciais do ensino fundamental como descritos no documento da BNCC. Participem!
