Pautado na formação diferenciada dos seus acadêmicos, o curso de Educação Física da FCARP realizou no último dia 28 de junho o Projeto “Roda de Capoeira”, evento que coincidiu com o encerramento da disciplina de Lutas, ministrada no 5º semestre do curso pelo professor Gedson Kemppe.
O Curso de Licenciatura em Educação Física estabelece na sua concepção uma relação com o campo profissional sob uma perspectiva crítica e transformadora mediada por uma sólida formação que permita a problematização e a configuração de novas áreas de atuação, inclusive no estímulo à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
A roda de capoeira apresenta-se como uma metáfora ao ciclo da vida, pois ilustra a importância de cada indivíduo para o todo e da cooperação como parte essencial do processo. Existem vários instrumentos usados para fazer o ritmo da roda de Capoeira, tais como o agogô, o pandeiro, o atabaque e o berimbau, que é o instrumento mais importante. É o berimbau que comanda a roda, determinando, por intermédio do toque, como os capoeiristas devem jogar na roda; é ele que começa e termina a roda de capoeira e todos os demais instrumentos, as palmas e o canto, bem como os jogadores, seguem o seu comando.
Assim, tendo em vista o acesso aos bens culturais, inclusive no que diz respeito às lutas, proporcionado pelo projeto, participaram da “Roda de Capoeira” os acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física que foram orientados pelo Contra Mestre Jacaré que, junto com seu filho Bam Bam, ministra aulas no município de Mirassol D’ Oeste-MT. Também participaram do projeto os capoeiristas Dentinho e Tatá com décadas de experiência na capoeira, ambos do município de Araputanga-MT.