Educação Física

Objetivos

Formar o graduado da Educação Física, a partir do contexto acadêmico que oportunize aquisição integrada de conhecimentos que possibilitem o estudo e a aplicação da motricidade ou movimento humano, da cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer, articulando a formação inicial e continuada e tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado formando o profissional crítico, reflexivo, propositivo e ético.

 I- Objetivos Específicos Licenciatura:

Contribuir para uma formação de um professor com uma consciência ética profissional comprometida com a sociedade, conscientes com as suas responsabilidades e limites com competências, habilidades e conteúdos, necessárias ao desenvolvimento de seu papel social no âmbito escolar;

Reconhecer a abrangência, a diversidade e complexidade da educação brasileira nos diferentes níveis, modalidades e contextos socioculturais em que estão inscritas as práticas escolares; 

Valorizar os princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a gestão democrática do ensino público; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros; 

Fortalecer a necessidade de articulação entre o conjunto de normas e legislação relacionadas à educação básica e organizadas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação e a realidade local;

Contribuir para a mobilização efetiva de princípios que norteiam a formação inicial e continuada nacionais comuns, com uma sólida formação teórica e interdisciplinar, unidade entre teoria-prática, trabalho coletivo e interdisciplinar, compromisso social, valorização do profissional da educação, gestão democrática e avaliação e regulação dos cursos de formação;  

Ampliar o conceito de docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo; 

Possibilitar formação inicial e continuada de professoras e professores de Educação Física de forma a qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico. 

PERFIL DO EGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

O egresso do curso deverá articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.

Na licenciatura, conforme sugere a Resolução nº 06 de 18 de dezembro de 2018, terá formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética no magistério, ou seja, na docência do componente curricular Educação Física, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação para a área.

ATOS LEGAIS DE CRIAÇÃO:

-Autorização: Portaria nº 4.289, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 23 de dezembro de 2004, seção 1, p. 31.

- Reconhecimento e/ou Renovação de Reconhecimento: PORTARIA Nº 433, DE 15 DE MAIO DE 2017.

- Início de funcionamento do curso: 21/02/2005

FORMA DE INGRESSO:

Via vestibular/anual

NÚMERO DE VAGAS:

50 vagas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

3.200 h