Gestão da Tecnologia da Informação

CURSO DE GTI APRESENTA III FEIRA TECNOLÓGICA

03/06/2016 -
02 de junho de 2016

Hoje no mundo todo existe uma grande preocupação com o meio ambiente exigindo que a econômica mundial busque modos de produção sustentável para o desenvolvimento dos países.

            Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, conforme está estabelecido na Constituição Federal de 1988 no artigo 225. A definição aqui trazida surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

            Nos últimos anos o mundo todo vem trabalhando práticas de responsabilidade social corporativas, incluindo isso como parte da estratégia de um número crescente de empresas conscientes da necessária relação entre o retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza e, portanto, do vínculo que une a prosperidade com o ambiente e o bem-estar coletivo da sociedade.

            É cada vez mais importante que as empresas tenham consciência de que fazem parte do mundo e não são apenas consumidoras do bem natural. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que deles depende nossa sobrevivência, alerta para a conservação da biodiversidade. Além disso, é fundamental para o próprio crescimento econômico de forma sustentável, o que sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade.

            A inserção da sustentabilidade ambiental na educação superior requer responsabilidade social de toda e qualquer instituição de ensino. Fruto do eco da missão institucional que a inspira, a FCARP desenvolve o projeto Sustentabilidade em Foco que apresentou à comunidade acadêmica à III Feira Tecnológica.

Coordenada pela Prof. Esp. Elisangela Rodrigues da Silva, responsável pela disciplina de Fundamentos de Gestão Empresarial junto ao 1º Semestre do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação – GTI. Os projetos foram elaborados pelos acadêmicos do 1º semestre de GTI e expostos no auditório da Faculdade Católica Rainha da Paz no último dia 02 de junho de 2016, quando foram visitados por mais de 200 pessoas, entre comunidade, acadêmicos, professores e colaboradores da instituição de ensino FCARP.

Durante a feira, os acadêmicos responsáveis pelos projetos realizaram a exposição de seus produtos dando demonstração do funcionamento de cada um, inclusive, explicando como haviam feito cada produto e a utilidade dos mesmos.

Foram apresentados quatro projetos, sendo eles: Projeto I, denominado Conservador de Energia, consiste em um sistema de energia limpa e autossuficiente; o Projeto II também apresentou algumas formas de energia limpa e sustentável, através da demonstração de mecanismos para a produção da energia eólica, e a criação de placas solares feitas de led; o Projeto III apresentou um sistema de irrigação acionado através do “arduino”, criando um mecanismo para melhor utilização da água; e o Projeto IV que trabalhou com equipamentos reutilizados criando um ar-condicionado manual, para a utilização em barracas de acampamento, um mecanismo simples e útil para os amantes de aventuras.

Todos os projetos apresentados foram de grande valia, pois através de trabalhos como estes é possível estimular os alunos a terem uma visão empreendedora em sua formação profissional, além de verificar a participação e integração dos acadêmicos, professores e empresários, identificar oportunidades de inserção dos alunos no mercado profissional e de trabalho. Além desses aspectos é importante ressaltar a necessidade de contribuir com a aprendizagem do acadêmico, de maneira que ele associe sua experiência teórica com a prática e desta forma fomentar a competitividade e a sustentabilidade em um ambiente propício à geração de negócios com o objetivo de levar a comunidade acadêmica para mais perto da comunidade local.

 

 

 

 

Elisangela Rodrigues da Silva

Professora Graduada em Administração

Com especialização em Gestão de Agronegócio e Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Advogada Membra do Conselho de Meio Ambiente OAB/MT

Presidente do Conselho de Meio Ambiente da OAB - 7º Subseção