Em 2015 o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Católica Rainha da Paz firmou parceria com a Comarca de Mirassol D’Oeste para que um grupo de professora e alunos do curso de Direito recebesse capacitação pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.
O Núcleo, na pessoa de sua presidente, a Desembargadora Clarice Coutinho da Silva e o seu coordenador, Dr. Hildebrando Costa Marques, firmou compromisso com a juíza de Mirassol D’Oeste MT, Drª Edina Ederli Coutinho, que concedeu à FCARP vagas para acadêmicos e uma professora na capacitação de Mediação e Conciliação. A capacitação se realizou no período de 06/04/2015 a 10/04/2015, e após esse período, o grupo foi encaminhado aos estágios, atividade que se efetivou através de atendimentos de mediação e conciliação realizados no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Mirassol D’oeste MT.
No período de 27/06 a 04/07 último, todos os voluntários que participaram da capacitação foram submetidos à avaliação por dois observadores do referido Núcleo: Ubiracy Nogueira Felix e Celso Ferreira da Cruz Victoriano, sendo aprovados os seguintes mediadores judiciais certificados: Maria Fernanda Cardoso Ribeiro (5°B); Jaqueline de Araujo Lemos (5º B); Gessimar Charles de Barros (7° B); Daiane Rodrigues Gomes Coelho (7° B); Marcos Antonio dos Santos (7° B); Anilson Camilo da Silva (Egresso); André Luiz Picoli Herrera (Egresso) e Alice Bernardete Parra Merino (professora).
A FCARP, e em especial a coordenação do curso de Direito, parabeniza os novos mediadores e enfatiza a importância da certificação obtida tanto para o currículo individual dos participantes, como também para o curso de Direito, uma vez que possibilita ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) a prática em Mediação, Conciliação e Arbitragem, como forma de resolução de interesses conflitantes com o objetivo de dar efetividade ao alcance da justiça e a sua celeridade.
