No dia 21 de março na Comarca de Mirassol D’Oeste os acadêmicos e professoras da Faculdade Católica Rainha da Paz, Drª Alice Bernardete Parra Merino e Drª Rute de Laet Soares, e os acadêmicos José Aparecido Alves de Oliveira e Luiz Ricardo Chioatto Souza, no plenário do júri realizaram defesa de um cliente do Núcleo de Práticas Jurídicas, em consequência de uma nomeação judicial, contudo nesse projeto participaram em outras atividades de preparação os acadêmicos, Hévila Freitas Silva, Joaquim Henrique de F. Aquino e João Pedro Souza Almeida, a participação de todos no tribunal do júri teve momentos especiais de muito estudo de teses, estudos do procedimento do júri, leitura acurada, detalhada do processo, de depoimentos provas constituídas e depois de todas essas etapas a escolha das teses cabíveis.
Feita a escolha das teses jurídicas: Legítima Defesa, Lesão Corporal Seguida de Morte, Retirada da Qualificadora por Motivo Fútil vieram os ensaios, para que nossos acadêmicos pudessem trabalhar no tribunal do júri com competência técnica e desenvoltura.Na Defesa do Tribunal do Júri estamos intimamente atrelados nos movimentos da acusação e, para nossa surpresa, O Ministério Público trouxe a tese da Lesão Corporal Seguida de Morte, também acampada pela defesa, tivemos como resultado a absolvição do réu.
A defesa no Tribunal do Júri é na carreira dos advogados a mais apaixonante e estimulante atividade jurídica, tal defesa exige conhecimento, atualização jurídica, conduta adequada e muita argumentação, por isso é uma oportunidade única para os acadêmicos, pois impõe aos participantes o contato direto com defesa técnica e com as mazelas da sociedade.
Este Tribunal do Júri foi presidido pela magistrada Dra. Lucélia Oliveira Vizzotto, que nos tratou de forma muito acolhedora e foi muito esclarecedora em todos os momentos e atuou na acusação o promotor de Justiça Dr. Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, sempre muito elegante e didático, foi um bom júri e um excelente aprendizado.