Gestão da Tecnologia da Informação

Concepção


As organizações contemporâneas possuem na Tecnologia da Informação um elemento estratégico uma vez que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais sendo fontes de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório, definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Desta forma, é crescente a busca por meios eficientes para o tratamento e gerenciamento da informação, reconhecida, como um dos patrimônios mais importantes das organizações.

De acordo com as Diretrizes do MEC, “Sistemas de Informação podem ser definidos como uma combinação de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Adicionalmente, os sistemas de informação podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas.” Assim, a área de sistemas de informação envolve dois grandes níveis:

a) aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação;

b) desenvolvimento e evolução de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organizacionais.

Nesta proposta é importante considerar ainda os seguintes pontos na elaboração do currículo:

Os profissionais da área de computação devem ser preparados para produzir ferramentas para atender necessidades da sociedade;

A formação acadêmica dos cursos que utilizam a Computação como atividade meio deve ser concebida interdisciplinarmente, possibilitando que os egressos interajam com outras áreas, tais como: administração, direito, economia, entre outros; na busca de soluções computacionais para os problemas do mundo real;

O domínio da tecnologia da informação é estratégico para qualquer país; seus benefícios são inegáveis, mas é necessário que os Cursos da área levem os alunos a conhecer seus efeitos negativos e a discutir formas de minimizá-los;

Devido à sua especificidade, o currículo proposto enfatiza o uso de laboratórios, em todos os semestres, visando capacitar os egressos no uso eficiente das tecnologias da informação, dentro das organizações;

A Instituição deve estar comprometida com a região, respeitando a cultura e os hábitos locais e atuando como agente de transformação social.