Foi realizado no dia 04 de junho na Faculdade Católica Rainha da Paz- FCARP a oficina de Jiu-Jitsu com o faixa preta 3º grau Jeferson Alves[1]. O evento, contou com a participação dos acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da FCARP e foi promovido pelo professor Jedson Kemppe.
Ao iniciar a oficina, o ministrante apresentou ao significado do Jiu-Jitsu como uma arte marcial japonesa que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente. Na sequencia, apresentou os principais golpes permitidos e o que não é permitido durante os combates. Encerrou a oficina travando combates com os acadêmicos e promovendo os combates orientados entre os acadêmicos oficineiros.
O evento organizado pelo curso de Educação Física mais uma vez ratificou o seu compromisso de fortalecer a articulação da teoria com a prática para o exercício profissional competente e autônomo, promovendo a formação permanente, aberta, crítica e criativa. É notório que a oficina de lutas contribuiu para a formação de um professor com uma consciência ético-profissional comprometida com a sociedade, conscientes com as responsabilidades necessárias ao desenvolvimento de seu papel social e escolar.
Ressalte-se que os conceitos e experiências angariados durante a oficina de Jiu-Jitsu levam até o aluno a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade de trabalho, de tal modo que essa realidade seja por ele analisada, discutida, questionada e confrontada com os ensinamentos recebidos, de maneira que o mesmo possa incorporar novos conhecimentos, sendo atividade imprescindível para o desenvolvimento pleno do profissional de Educação Física.
[1] Jefferson Alves é praticante de Jiu-Jitsu há 19 anos, faixa preta 3º grau há 10 anos e integrante da Equipe “Nova União”. Com títulos de campeão estadual no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2008, campeão brasileiro por equipes no ano de 2011 e campeão estadual do Estado de Mato Grosso, consecutivamente desde o ano de 2009, é o responsável direto pelo Jiu-Jitsu na região oeste. Atualmente é proprietário e ministra aulas na Academia Estação do Corpo, no município de São José dos Quatro Marcos-MT.