No dia 12 de setembro, acadêmicos e professores do Curso de Direito da FCARP, representando o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direito - NUPEDI participaram dacerimônia solene de entrega do título de “Doutor Honoris Causa” à Boaventura de Souza Santos.
Boaventura de Souza Santos é um dos maiores pensadores da atualidade da Universidade de Coimbra, Portugal. Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, e professor da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e da Universidade de Warwick, no Reino Unido; possui uma extensa produção sobre participação social, modelos de democracia e concepções de direitos humanos. Ligado a movimentos sociais brasileiros e globais. A cerimônia de entrega da honraria foi realizada durante sessão solene, no auditório do Centro Cultural, no campus de Cuiabá. Logo após a sessão de outorga do título, o professor Boaventura Santos proferiu a palestra “A Universidade Pluriversa: a educação tem quem a eduque?”. Na ocasião, também foi lançado o livro “O direito dos oprimidos”, primeiro volume da coleção Sociologia Crítica do Direito - um conjunto de livros com os estudos realizados pelo professor Boaventura Santos nas últimas quatro décadas sobre temas de Sociologia do Direito. Neste livro, ele publica o primeiro estudo, realizado no início da década de 1970.
A homenagem ao professor Boaventura Santos foi requerida pelos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE-UFMT), professores Luiz Augusto Passos e Artemis Torres, devido à importância dos estudos brasileiros realizados pelo professor português, pela relevância política dos seus escritos em defesa da democracia e participação dos movimentos sociais e pelo conjunto de suas obras voltado para a dimensão da interculturalidade e do diálogo de consenso entre os setores sociais, no acesso aos bens públicos e coletivos, e cidadania.
O autor Boaventura Santos é um dos autores estudados pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Direito da FCARP, que tem como linha de pesquisa “Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas”. O convite foi feito aos estudantes e professores do NUPEDI pelo professor Dr. Luiz Augusto Passos, que tem apoiado o grupo desde a criação do mesmo em 2011.
Participaram do evento as professoras Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, Edna Soares da Silva, Joana D’Arc Xavier, Mailsa Silva de Jesus (ccordenadora do curso de Direito) e o professor Jefferson A. Rodrigues. Os estudantes do 2º ao 10º semestres, Edlaine Soares dos Santos, Cristina Maria de Lima, Maria Fernanda Cardoso Ribeiro, Talita Ranielle Silva, Ednei dos Reis Costa, Fernando José Marquioreto, Marcela Maria C. Campos, Geni Ventura Ferreira, Willie Douglas Martes Ferreira, Deyvison Barreto de Souza, Fabiano de Paiva Mazali, Rafael Soares, Ana Paula, Bruno de Larranhagas Cruz, Luiz Gustavo Gasch Harris, Tamara Larranhagas Mamedes.
Foram entrevistados pela imprensa, a TV da Assembleia Legislativa, a professora Edna Soares da Silva e o estudante Luiz Gustavo Gasch Harris. Estes foram indagados sobre a importância e a contribuição do pensamento de Boaventura Santos para a Universidade, especialmente, para os cursos de Direito.
Professores, estudantes e coordenação do curso, de maneira muito especial, agradecem o apoio valoroso do professor Dr. Luiz Augusto Passos (UFMT) e do prefeito de Araputanga, Sr. Sidney Salomé.
Sobre Boaventura Santos
Boaventura de Sousa Santos nasceu no dia 15 de novembro de 1940, na cidade de Coimbra, em Portugal. Em 1963 licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo realizado no ano de 1964 um curso de pós-graduação na Universidade de Berlim. Obteve seu título de mestre em 1970, pela Yale University, com a tese “As Estruturas Sociais do Desenvolvimento e o Direito” e em 1973 concluiu seu doutorado pela mesma instituição. Atualmente é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma Universidade e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Dirige o projeto de investigação Alice - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão e chinês.