Durante o processo criativo existem muitas variáveis que direcionam o que deverá ser a referência para que o produto ou serviço elaborado naquele momento tenha vínculos com o público-alvo ao qual se direciona, mesmo assim é possível que algumas descobertas tragam novas perspectivas para o lançamento do produto, como um novo público ou uma fatia de mercado maior.
A criatividade está ligada diretamente com a forma pela qual um produto ou serviço é ofertado para o cliente, mas também é provável que uma inovação além do seu tempo acabe por impedir a produção, mesmo assim as pesquisas e o desenvolvimento podem aproveitar todos os estudos para conhecer melhor o consumidor e o que pode ser ofertado a ele.
O que também influencia, e muito, a elaboração de um novo produto ou serviço é o desejo do consumidor, e processos como o da customização evidenciam este aspecto.
Com o aumento da concorrência, a criatividade ganha mais importância, e os estudos de mercado permitem atender os desejos do consumidor de maneira mais consciente, analisando as variáveis necessárias e aprofundando o relacionamento com o consumidor.
Quando as organizações conseguem elaborar novos produtos ou serviços, é natural que façam uso de mercados específicos para realizar testes, mas há casos em que certas empresas preferem inserir seus novos produtos em um mercado sem conhecer a aceitação, assumindo um risco muito maior e que, em uma parcela dos casos, não obtém sucesso.
As pesquisas de mercado apontam os desejos dos consumidores, também demonstram a fatia de mercado que se conquistou, quais são as características dos produtos ou serviços que atraem a atenção do consumidor, o que os concorrentes estão elaborando etc., mas obter os dados, pura e simplesmente, não traz vantagens para a organização, especialmente se estes dados forem colocados em bancos de dados e ninguém puder acessá-los.
A criatividade faz uso do conhecimento obtido ao longo do tempo, as pesquisas auxiliam a criar com base em dados concretos, e todos dentro da organização podem criar, mas para que o projeto se torne real é necessário estudar mais profundamente o assunto, estabelecer um planejamento, conhecer todas as variáveis que envolvem o desenvolvimento e compartilhar com os demais as idéias, para que, além de ganhar mais informações, o projeto comece a criar vida. MENSHHEIN, Rafael Mauricio.http://rmmmarketing.blogspot.com.br/2011/02/inovacao-e-criatividade-em-marketing.html.
Foi pensando no desenvolvimento da criatividade, inovação e marketing, bem como colocar em prática conceitos estudados na disciplina Fundamentos de Gestão Empresarial, que os alunos do 1º semestre de GTI, sob orientação da professora Esp. Elisangela Rodrigues da Silva, desenvolveram um projeto no qual irão apresentar alguns produtos inovadores.
