FCARP

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARAPUTANGA

22/05/2015 -

     Nos meses de abril e maio, coordenadores e acadêmicos participantes do Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado “Educação Ambiental e Sustentabilidade: práticas educativas nas escolas municipais de Araputanga”, iniciaram as atividades de visitas às escolas municipais José Evaristo Costa, Rodolfo Trechaud Curvo e Cleusa Braga Hortêncio para apresentação do projeto e coleta dos dados para elaboração de um diagnóstico, que fundamentará a construção do plano de ações que será desenvolvido pelo grupo de pesquisadores.

     O projeto, em desenvolvimento no NUPEDI,  tem como objetivoconstruir e desenvolver uma proposta de educação ambiental para a sustentabilidade, através de práticas educativas com/nas escolas da cidade e do campo com a participação dos profissionais da educação, comunidade local e poder público municipal.

     Além dos objetivos acima apresentados, o projeto visa desenvolver a integração entre os cursos de Direito e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) numa perspectiva teórica-prática interdisciplinar no que se refere ao tema proposto: “Educação Ambiental e Sustentabilidade”. Serão adotadas metodologias apropriadas que validem o caráter científico da intervenção, pois na interdisciplinaridade há cooperação e diálogo entre as áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade, no âmbito deste projeto de pesquisa e extensão, é entendida como um sistema de cooperação entre o Direito Ambiental, Educação e Filosofia da TI Verde. A abordagem metodológica é a pesquisa-ação.

    Este projeto é desenvolvido em cooperação técnica entre a Faculdade Católica Rainha da Paz/Curso de Direito e a Prefeitura de Araputanga em vista do fomento de uma cultura de responsabilidade ambiental. Tal empreendimento deve contribuir para a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e o consequente fortalecimento da cidadania.

    Nas visitas realizadas, o grupo de pesquisadores contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, professora Lindinalva de Souza Andrade. Em todas as escolas, os diretores e professores mostraram-se receptivos aos objetivos apresentados. Neste primeiro contato, além da apresentação do projeto, foi entregue o questionário para a coleta dos dados necessários ao diagnóstico.

 

Professores Coordenadores: Dr. Arlenes Silvino da Silva, Ms. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, Ms. Mailsa Silva de Jesus. Participantes:Cristina Maria de Lima , Edlaine Soares dos Santos , João Vitor dos Santos Marques, Luiz Gustavo Gasch Harris e Waldemar Rosa Pereira.