A Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP, por meio do curso de Educação Física, retomou, na última terça-feira (04/06), a implementação do Projeto Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida, destinado a ofertar treinos funcionais para pessoas da melhor idade (Idosos) e/ou acometidas com patologias crônicas. Os treinos são realizados as terças-feiras e quintas-feiras por acadêmicos do curso de educação física, sob supervisão de professores e da coordenação do curso.
Além de promover a prática de exercícios físicos e a promoção de saúde, o projeto também visa desenvolver a responsabilidade social dos alunos e professores envolvidos. Através do voluntariado e da dedicação ao oferecer um serviço gratuito à comunidade, os participantes do projeto demonstram compromisso com o bem-estar coletivo e a promoção da qualidade de vida.
O treino funcional oferecido no projeto é uma excelente opção para os participantes, uma vez que se trata de uma modalidade de exercício físico que trabalha o corpo de forma global, desenvolvendo força, resistência, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. Além disso, os treinos funcionais são adaptados às necessidades e limitações de cada indivíduo, o que faz com que seja uma atividade inclusiva e acessível a pessoas de diferentes idades e condições físicas.
Dessa forma, a Faculdade Católica Rainha da Paz, por meio do curso de Educação Física, cumpre seu papel social ao promover a saúde e a qualidade de vida da comunidade local, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes em sua própria saúde e bem-estar. O projeto Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida é um exemplo de como a educação física pode ser utilizada como ferramenta de transformação social e promoção da saúde pública.
“O projeto de extensão do curso de Educação Física, intitulado ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, visa também proporcionar a interação acadêmica com a comunidade, neste caso, o curso oferece prática de exercícios aos idosos, sendo ofertada 2 vezes na semana aqui na FCARP, fica o convite aos grupos de
idosos para que venham praticar o exercício físico e assim melhorar a sua saúde e qualidade de vida” reforçou o Professor Doutorando Edimar da Rocha, coordenador do curso de educação física da Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP.