Notícias

PROGRAMAÇÃO: I SEMINÁRIO INTEGRADO DE TESES E DISSERTAÇÕES – SITEDI/FCARP/2022

22/06/2022 -

 

 

PROGRAMAÇÃO: I SEMINÁRIO INTEGRADO DE TESES E DISSERTAÇÕES – SITEDI/FCARP/2022

 

Apresentação

O Seminário Integrado de Teses e Dissertações – SITEDI da FCARP, na sua primeira edição 2022, organizado pela coordenação dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP e Núcleos Docentes Estruturantes - NDEs, por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire” e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física – GRUEFIS será realizado no período de 27 a 30 de junho de 2022. É um evento científico, gratuito e aberto para toda a comunidade educacional, reunindo dissertações de mestrado e teses de doutorado de professores que atuam na educação.

O objetivo é divulgar as pesquisas realizadas pelos professores que atuam na educação, egressos de programas de doutorados e mestrados, oportunizando a socialização dos conhecimentos produzidos.

O Seminário Integrado de Teses e Dissertações da FCARP – 2022 contribuirá significativamente para a socialização de resultados de pesquisas da área educacional, diante das oportunidades de difusão do conhecimento, no âmbito local, regional e nacional.

O evento contará com duas modalidades de participação: inscrição como ouvinte e inscrição para apresentação de trabalhos (comunicação oral).

O período de inscrições será de 2 de maio a 20 de junho de 2022 para apresentação de trabalhos e até dia 20 de junho de 2022 para participação como ouvinte. Na inscrição do trabalho, o participante deverá apresentar um resumo expandido da dissertação ou tese, de 3 a 4 páginas, conforme as normas do regulamento a seguir.

O seminário será online, distribuído em áreas temáticas, organizado de acordo com uma programação pela Comissão Científica do evento, sendo a carga horária de 40h. O participante inscrito receberá o certificado de comunicação oral (no caso de quem se inscreveu nessa modalidade) e participação ouvinte na programação do seminário.

 

I SEMINÁRIO INTEGRADO DE TESES E DISSERTAÇÕES – SITEDI/FCARP

PROGRAMAÇÃO

CICLO DE PALESTRAS

DATA:  27/06/2022 – Segunda-feira

Horário: 19h - Abertura do evento.

Profª Ma. Marilza Larranhagas da Cruz – Diretora Geral da FCARP

Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes – Coordenadora e Organizadora do evento.

19h 30min – Palestra: “A produção científica: formação de novos

pesquisadores”.

Palestrantes:

Prof. Dr. Eduardo Guimarães – UNICAMP

Prof. Dr. Taisir Mahmudo Karim - UNEMAT

Mediação:

Profª Dra. Elaine Regina Franco - FCARP

Profª Ma. Francineli Cezarina Lara - UNEMAT

LINK PALESTRA: https://youtu.be/3JGBVUbqckA

 

28 de junho de 2022 – Terça-feira

19h- Palestra: “A produção de dissertações e teses em Educação Física no estado de Mato Grosso”

 Palestrante: Dr. José Tarcisio Grunennvaldt - UFMT

 Mediação: Profª Dra. Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani - UFMT

 LINK PALESTRA: https://www.youtube.com/watch?v=nEkrA1xI-Tw

 

29 de junho de 2022 – Quarta-feira

19h- Palestra: “O ensino e a pesquisa na graduação e pós-graduação”.

Palestrante: Dr. Antônio Joaquim Severino - USP

Mediação:

Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes - FCARP

Profª Ma. Adriane Cristine Silva - FCARP

30 de junho de 2022 – Quinta-feira

19h- Palestra: “A pesquisa na Pós-Graduação em Educação e sua vinculação/impacto na Educação Básica”

Palestrantes: Dra. Pricila kohls Santos – UCB- Universidade Católica

de Brasília – UCB e Ma. Juliana de Andrade Boel Neves – UCB/FCARP

Mediação:

Profª Ma. Renata Ap. de Souza - FCARP

Profª Dra. Márcia Cristina Machado Pasuch - FCARP

PROGRAMAÇÃO COMUNICAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS INSCRITOS

DATA:  28/06/2022 – Terça- feira

Horário: 13h - GT 01

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=J_TBiG9CbRY

 

Coordenação: Renata Aparecida de Souza - FCARP

1- SENTIDOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPUTANGA/MT

Jorcélia Erminia da Silva Carneiro

2- PNAIC: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

Renata Aparecida De Souza

3- A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA.

Rejane Loffler

4- DEPRESSÃO EM PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE FATORES DE ADOECIMENTO E POSTURAS DE ENFRENTAMENTO

Marcelo Pedro Marinho

DATA:  29/06/2022 – Quarta- feira

Horário: 13h - GT 02

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=40Sk-DkK1VE

 

Coordenação: Adriane Cristine Silva - FCARP

1- O DIÁLOGO NO PROCESSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS

Maria Madalena Dos Santos

2- A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL NA CIDADE DE ARAPUTANGA-MT

Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes

3- CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ESPAÇO PÚBLICO DEMOCRATIZADOR?

Márcia Cristina Machado Pasuch

4- GRUPO ESCOLAR ESPERIDIÃO MARQUES UMA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM MATO GROSSO  1910 – 1947

Adriane Cristine Silva

DATA:  30/06/2022 – Quinta - feira

Horário: 13h   -  GT 03

Coordenadora: Elaine Regina Franco - FCARP

1- NOMES DE ORIGEM INDÍGENA EM FORMAÇÕES NOMINAIS DE CIDADES DE MATO GROSSO: PERSPECTIVAÇÕES DE SENTIDOS

Elisandra Benedita Szubris 

2- O PROCESSO DE NOMEAÇÃO DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

Elaine Regina Franco

3- DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS NO BRASIL PROGRAMAS

Ingrid Moreno Mamedes

4- SOCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A DOCÊNCIA E A PEDAGOGIA DO TRABALHO ASSOCIADO CAMPONÊS PARA A AUTO-ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE

Sandra Maria Soares

 

          Faculdade Católica Rainha da Paz – Coordenação dos cursos de Educação Física e Pedagogia, em Araputanga-MT, 19 de abril de 2022.

Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes

Coordenadora dos cursos de Educação Física e Pedagogia