Notícias

DIA INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS DE SINAIS

23/09/2021 - Postado por

DIA INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS DE SINAIS  

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais, cujo principal objetivo é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Esta data comemora a criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países que luta pelos direitos dos surdos.

No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público. A língua de sinais não é universal, sendo diferente de um país para outro.

Na comunicação por Libras é utilizada a ‘datilologia’ – um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos. Nessa linguagem existem sinais para quase todas as palavras conhecidas. Para a execução dos sinais, usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário.

A Faculdade Católica Rainha da Paz oferece a disciplina de Libras em seus cursos de graduação e reconhece a importância da referida língua para a comunicação com os alunos surdos.